Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 14 de março de 2013

O Nome da Rosa - filme do Contrato de Leitura



O Nome da Rosa


Género: Cinematográfico, baseado num Romance
Registo: Sério e crítico

Breve síntese:

Este filme conta uma história supostamente passada na época da Idade Média em Itália onde havia um mosteiro benedito. Com o decorrer do filme começa a haver vários crimes que levam sempre à morte e onde as vítimas aparecem sempre com os dedos e língua roxos onde logo ao princípio os monges começam a pensar que é coisa do demónio; mas entre esses monges existe um que não acredita assim tão facilmente que seja essa a causa dos crimes; é o Frade Franciscano que resolve fazer uma investigação sobre esses crimes misteriosos junto com o seu aprendiz Adso; apesar da resistência de alguns dos religiosos locais, eles resolvem ir até ao fundo da sua investigação.


Mas mal eles sabem que o mosteiro guarda uma enorme biblioteca onde poucos monges têm acesso às publicações sagradas e desrespeitadas.Com isto o Frade Franciscano e seu aprendiz Adso irão mostrar o verdadeiro motivo dos crimes, resultando na instalação do tribunal da Santa Inquisição.

Este filme aborda muita violência com a morte dos sete monges e há também uma violência sexual, no qual as mulheres se vendem aos monges em troca de comida e muitas vezes depois são mortas.

Há um lado místico com uma visão extremamente pessimista da realidade. Para eles «o mundo era intrinsecamente mau e irredimível por ser obra de um DEUS perverso, distinto da divindade.» Acreditavam que a razão humana era má.



Tema: O tema central do romance é a liberdade de estudo e de ensino.


Problema: A morte de sete monges, ao longo de sete dias e noite.



Trabalho elaborado por:
Daniela Sofia nº5
Laura Marques nº6


Contrato de Leitura


Contrato de Leitura
- Leitura informativa e de reflexão - 

Identificação Bibliográfica
Revista “Super Interessante”
Género/Sub género
Psicológico
Registo (sério; cómico; mordaz; crítico)
Sério
Breve Síntese
Vários psicólogos testemunharam sobres os problemas que a sociedade mais enfrenta ao nível da psicologia. Dentro de vários problemas, reuniram-se as teorias de diversos especialistas em oito grandes lições, que se deve conhecer antes de ser demasiado tarde, que poderão ajudar se ainda existir potencial para mudar, como “Apreciar a Solidão”,Cultivar e Preservar a Amizade”, “De Boas Intenções”, “Saber Perder Tempo”, “Saber Dosear”, “Procurar Afinidades”, “Mente São em Corpo São”, “Aceitar os Outros”.

A ciência da psicologia é bastante importante para o nosso dia à dia, pois trata de vários problemas comuns e com consequências negativas mas de que podemos recuperar e até mesmo evitá-los, se formos conhecedores. Um dos problemas gerais é o facto de nós nos agarrarmos muito à vida e às pessoas, deixando muitas vezes as nossa coisas de lado e não pensar-mos em nós próprios. Geralmente depende-mos de outras pessoas para fazermos ao não algo. Bem como à casos diferentes sendo estes problemas de solidão.

Tema/Problema/Situação sobre a qual se reflete
O tema de reflexão que a revista “Super Interessante” nos apresenta é “Como ser Feliz”.
Este artigo faz-nos refletir nos problemas do nosso dia à dia e no da sociedade.
  Nem sempre aquilo que pensamos e que fazemos é o mais correto, pensamos que são problemas passageiros mas que nos pode trazer problemas mais graves a nós e aos que nos rodeiam. Tudo o que fazemos poderá trazer consequências à nossa vida futura. Daí a importância do autoconhecimento e da preparação para a relação com os outros.
Aspetos polémicos, geradores de diferenças de opinião ou controvérsia interpetativa

Não se registaram. 
Data:13.março.2013

Nome dos leitores:
Ana Margarida nº1
Bianca Oliveira nº3                           
Vânia Lourenço nº15
                           2ºPTPCQA

segunda-feira, 4 de março de 2013

Temas de reflexão




A Internet


Nos dias que correm, o uso da internet tem vindo a aumentar, cada vez mais, e veio para ficar devido às facilidades que ela nos dá para aceder às mais variadas informações. Mas, com este meio de pesquisa, de comunicação, entre outras, também podem surgir vários riscos, tais como os abusos do comércio electrónico e a dependência dos jovens.

Quando as pessoas falam num blogue, não há diferenças de definição pois, em princípio, têm todos a mesma intenção – partilhar alguma coisa com os outros, sem olhar a diferenças físicas entre a pessoa que escreve e a que lê, sendo todos iguais. Quando nos referimos ao poder que um cidadão tem baseamo-nos naquilo que somos realmente, na opinião que cada pessoa constrói sozinha, e não naquilo que transmitimos pela imagem física.

Apesar de todas as dependências que o uso da internet pode trazer para as nossas vidas, segundo alguns críticos, somos todos mais companheiros quando escrevemos num blogue ou num site, pois partilhamos informações, ideias e opiniões com um maior número de pessoas, chegando a todos os sítios do país e até mesmo do mundo.


Vânia Lourenço