Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 14 de março de 2013

O Nome da Rosa - filme do Contrato de Leitura



O Nome da Rosa


Género: Cinematográfico, baseado num Romance
Registo: Sério e crítico

Breve síntese:

Este filme conta uma história supostamente passada na época da Idade Média em Itália onde havia um mosteiro benedito. Com o decorrer do filme começa a haver vários crimes que levam sempre à morte e onde as vítimas aparecem sempre com os dedos e língua roxos onde logo ao princípio os monges começam a pensar que é coisa do demónio; mas entre esses monges existe um que não acredita assim tão facilmente que seja essa a causa dos crimes; é o Frade Franciscano que resolve fazer uma investigação sobre esses crimes misteriosos junto com o seu aprendiz Adso; apesar da resistência de alguns dos religiosos locais, eles resolvem ir até ao fundo da sua investigação.


Mas mal eles sabem que o mosteiro guarda uma enorme biblioteca onde poucos monges têm acesso às publicações sagradas e desrespeitadas.Com isto o Frade Franciscano e seu aprendiz Adso irão mostrar o verdadeiro motivo dos crimes, resultando na instalação do tribunal da Santa Inquisição.

Este filme aborda muita violência com a morte dos sete monges e há também uma violência sexual, no qual as mulheres se vendem aos monges em troca de comida e muitas vezes depois são mortas.

Há um lado místico com uma visão extremamente pessimista da realidade. Para eles «o mundo era intrinsecamente mau e irredimível por ser obra de um DEUS perverso, distinto da divindade.» Acreditavam que a razão humana era má.



Tema: O tema central do romance é a liberdade de estudo e de ensino.


Problema: A morte de sete monges, ao longo de sete dias e noite.



Trabalho elaborado por:
Daniela Sofia nº5
Laura Marques nº6


2 comentários:

  1. Atenção: havia vários erros de falta de rigor, para além dos de escrita, nomeadamente ortografia - que emendei. Um dos erros sérios: «Este filme foi feito na época da idade média»!!!!!!!!!!, o que ficava muito cómico.

    Atenção também, à falta de referência às fontes.

    Têm de ser mais rigorosas no trabalho.



    ResponderEliminar
  2. Já agora, o filme questiona grandes questões religiosas e filosóficas da Idade Média, num tempo em que já se sentia a ação da INQUISIÇÃO.

    ResponderEliminar