Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Férias

Prosseguimos a publicação de textos autobiográficos dos Incríveis, com um trabalho assinado pelo Tudor, chamado Férias, a lembrar viagem, amizade e, com certeza, muitas saudades.

Férias
Eu quero dizer como é que eu passei as férias no meu país. Como não fui muito tempo [...], em primeiro lugar telefonei aos meus amigos. À noite, como sempre ao sábado e domingo, combinámos e fomos a uma discoteca (Club) - eu, o meu primo e as três melhores amigas. Encontrei muitos colegas, amigos - uns que estão na Itália, outros em Portugal e, a maioria, os que ficaram no país.


Foi muito divertido: falámos quase toda a noite, e depois combinámos todos fazer um piquenique na floresta. Eu com o meu primo e amigas preparámos a carne, a salada, etc. E às sete da noite, como combinado, fomos juntar-nos à porta da escola. [...] Fizemos um churrasco, comemos e depois ficámos todos à volta do lago, a falar e a contar histórias. Isto continuou até às duas e meia da noite [...] quando comecámos a arrumar as coisas e a ir para casa.


Eu e um amigo fomos dormir na minha casa, mas não tinham passado dez minutos apareceram amigos. Eu queria dormir mas, afinal, fui convencido a ir à discoteca (já era domingo). Depois, na segunda, eu fiz as bagagens e viajei para Portugal.

Autor: Tudor
24/10/2011

Portugal

Inicamos hoje a publicação de textos autobiográficos escritos pelos Incríveis, com um testemunho muito bonito e sensível, de título Portugal, da autoria de Bianca Oliveira


PORTUGAL

No dia 25 de julho de 2010, vim para Portugal viver com a minha mãe; não sabia que iria ser tão difícil viver fora do meu país.

Nessa altura tinha 16 anos e foi difícil adaptar-me a essa nova vida, pois era como se tivesse nascido de novo, era totalmente diferente: as pessoas, o ritmo de vida, a cultura, até mesmo o tempo, principalmente nos dias de inverno. O pior era que eu não conhecia ninguém.

A saudade dos familiares já não cabia no peito, escorria pelos olhos, era difícil segurar as lágrimas de tanta saudade. O que eu só queria nesses momentos de tristeza era voltar para onde estaria toda a minha família à espera da minha volta, de braços abertos.

Conforme o tempo passava, as coisas melhoravam: devagar, comecei a conhecer pessoas novas, que com o tempo consegui transformar em novas amizades. A partir daí ficou tudo mais fácil, já não me sentia presa àquela saudade e àquela solidão pelo facto de não conhecer niguém.

Quando comecei a ir para a escola com as minhas novas amizades, tudo corria maravilhosamente bem - a minha maneira de pensar e ver as coisas tinha-se alterado sobre a mudança na minha vida.

Hoje posso dizer que essa foi uma experiência de vida, que me marcou e que nunca irei esquecer. Quanto à minha volta para o Brasil, logo veremos.

Bianca Oliveira
10/10/2011

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Correcção dos Testes Formativos





Para as dúvidas que tenham ficado e para quem se quer preparar devidamente, aqui ficam as correcções completas dos testes feitos em aula e dos de treino em TPC.

Se for necessário, carrega na imagem para ampliar.





Corrige ou completa os exercícios no caderno!

Não quero ninguém a falhar. Mas para realizar o teste com sucesso, têm de estar bem preparados.

Aqui vão as soluções dos restantes exercícios.



Atenção: não há milagres. Não ficam a saber mais só de olhar para cá.

Emendem, acrescentem, completem o que tinham feito.


Levem o livro, na 6ª: quero ver os exercícios feitos por cada um.




Atenção: é preciso folha de teste.










Trabalhem bem e não adormeçam!


domingo, 23 de outubro de 2011

Textos autobiográficos (revisões)

1) Faz a revisão da matéria; podes reforçar as informações do caderno e do livro com as disponíveis abaixo:

(na página, vai carregando em cima de cada imagem correspondente a cada um dos subgéneros: autorretrato, carta...)


2) Agora, vamos lá ver se já sabes identificar o que são e como se distinguem os textos autobiográficos. As duas últimas questões terão de contar com a ajuda dos colegas que estão a ler o Diário de Anne Frank.

E agora aqui tens outro exercício.

Bom trabalho!

Autobiografias

Deixo-vos alguns exemplos de vídeos com entrevistas a escritores de língua portuguesa. Para ver com atenção. Tomar notas com as informações e pensamentos principais.

António Lobo Antunes


Mia Couto

Os incríveis10pqa

Bem vindos ao vosso espaço ; agora já dispõem de uma casa neste universo internaútico para:


- lerem os vossos jornais favoritos
- publicarem os textos
- exporem ideias e defenderem opiniões
- ler o que outros escreveram
- estudar e rever matérias
- ver vídeos e exceros de filmes
- comentar artigos, vídeos, filmes e artigos
- dar uma espreitadela aos blogues dos colegas e dar opiniões e sugestões

Tal como os outros incríveis - os do filme - também vocês vão fazer coisas inimagináveis e vencer obstáculos nunca vistos!
No final, depois de muito esforço e força de vontade, o triunfo vai pertencer-vos!