RELATÓRIO
Ø A CAPA / O CABEÇALHO (se o Relatório for relativamente
pequeno, pode dispensar-se a capa e incluir estas informações no CABEÇALHO.
Ø
o nome do
relator; o destinatário; a natureza do relatório (exemplos: de
visita de estudo; de aula(s); de leitura(s) ; de investigação; de trabalho de
campo, etc.) ; o assunto (indicação
concreta: visita onde?; aula(s) de quê?; leitura de quê?; que investigação? que
trabalho de campo, etc.)
Ø
O CORPO
DO RELATÓRIO:
Ø
Apresentação
introdutória
em que se incluem as circunstâncias de
realização – data em que ocorreu ou período de tempo em que
decorreu; responsável - entidade/pessoa que organiza/dirige a visita/o
estudo/ a actividade(s) - ; pessoas envolvidas na vista/
estudo/actividade(s); finalidade(s) da visita/estudo/ actividade(s)
Ø
Desenvolvimento – inclui as
informações centrais sobre o desenrolar do trabalho – o que se estudou, viu,
aprendeu, etc.:
§
descrição dos vários momentos (da visita, do estudo,
das actividades, etc.), ordenados cronologicamente
§
descrição/apresentação das informações mais
relevantes, devidamente fundamentadas
§
referência aos processos de trabalho, se for caso
disso (são relevantes, por ex, nos Relatórios de aulas, de
investigação/pesquisa, de estágio de formação, etc.)
Ø AS CONCLUSÕES
:
Ø Avaliação pessoal sobre o
interesse/a importância da visita/dos estudo/das aprendizagens feitas
Ø Questões e
problemas
suscitados – dúvidas; aspectos menos conseguidos; necessidades/dificuldades
pessoais relativas ao assunto; críticas; sugestões.
NOTA:
O RELATÓRIO pode incluir documentos (folhetos, mapas, fotografias, etc.
) que serão apresentados no final, como anexos (numerados, para serem facilmente identificados,
quando forem referidos no texto do Relatório; exemplo: Cf. anexo 2 ou seja, Confrontar com o anexo 2);
O corpo
do Relatório
terá de incluir obrigatoriamente:
Ø
a indicação das finalidades deste conjunto de aulas (Cf.
fotocópia sobre o Programa, dada no inicio do ano)
Ø
a sequência das
aprendizagens ( o que trabalhámos e em que ordem)
Ø
os tipos de texto cuja escrita praticámos:
designação; função/natureza; características; cuidados a ter, etc.
Ø
processos de trabalho (como nos organizámos para trabalhar/
como fizemos o trabalho) + materiais utilizados + equipamentos utilizados
As Conclusões do
Relatório
terão de incluir obrigatoriamente a opinião pessoal
sobre:
Ø
principais vantagens/ utilidade das aprendizagens
Ø
dificuldades encontradas
Ø
balanço geral; críticas; sugestões.
|
1.
Ler e passar para o caderno a definição e regras do RELATÓRIO
2. Pensar e registar as adaptações necessárias em
relação ao vosso caso (um Relatório de Visita de Estudo) e à área disciplinar (disciplinas específicas, com termos próprios, etc).
3. Elaborar o Relatório que tenha sido pedido, de acordo com as regras e as instruções específicas.
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