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quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Regras do Relatório


RELATÓRIO
Ø A CAPA / O  CABEÇALHO (se o Relatório for relativamente pequeno, pode dispensar-se a capa e incluir estas informações no CABEÇALHO.

Ø    o nome do relator; o destinatário; a natureza do relatório (exemplos: de visita de estudo; de aula(s); de leitura(s) ; de investigação; de trabalho de campo, etc.) ; o assunto (indicação concreta: visita onde?; aula(s) de quê?; leitura de quê?; que investigação? que trabalho de campo, etc.)

 
Ø O CORPO DO RELATÓRIO:
Ø    Apresentação introdutória em que se incluem as circunstâncias de realizaçãodata em que ocorreu ou período de tempo em que decorreu; responsável - entidade/pessoa que organiza/dirige a visita/o estudo/ a actividade(s) - ; pessoas envolvidas na vista/ estudo/actividade(s); finalidade(s) da visita/estudo/ actividade(s)

Ø   Desenvolvimento – inclui as informações centrais sobre o desenrolar do trabalho – o que se estudou, viu, aprendeu, etc.:
§   descrição dos vários momentos (da visita, do estudo, das actividades, etc.), ordenados cronologicamente
§   descrição/apresentação das informações mais relevantes, devidamente fundamentadas
§   referência aos processos de trabalho, se for caso disso (são relevantes, por ex, nos Relatórios de aulas, de investigação/pesquisa, de estágio de formação, etc.)

Ø  AS CONCLUSÕES :
Ø Avaliação pessoal sobre o interesse/a importância da visita/dos estudo/das aprendizagens feitas
Ø Questões e problemas suscitados – dúvidas; aspectos menos conseguidos; necessidades/dificuldades pessoais relativas ao assunto; críticas; sugestões.

NOTA: O RELATÓRIO pode incluir documentos (folhetos, mapas, fotografias, etc. ) que serão apresentados no final, como anexos (numerados, para serem facilmente identificados, quando forem referidos no texto do Relatório; exemplo: Cf. anexo 2 ou seja, Confrontar com o anexo 2);

O corpo do Relatório terá de incluir obrigatoriamente:

Ø  a indicação das finalidades deste conjunto de aulas (Cf. fotocópia sobre o Programa, dada no inicio do ano)
Ø  a sequência das aprendizagens ( o que trabalhámos e em que ordem)
Ø  os tipos de texto cuja escrita praticámos: designação; função/natureza; características; cuidados a ter, etc.
Ø  processos de trabalho (como nos organizámos para trabalhar/ como fizemos o trabalho) + materiais utilizados + equipamentos utilizados

As Conclusões do Relatório terão de incluir obrigatoriamente a opinião pessoal sobre:
Ø  principais vantagens/ utilidade das aprendizagens
Ø  dificuldades encontradas
Ø  balanço geral; críticas; sugestões.

 
1.  Ler e passar para o caderno a definição e regras do RELATÓRIO 

 2. Pensar e registar as adaptações necessárias em relação ao vosso caso (um Relatório de Visita de Estudo) e à área disciplinar (disciplinas específicas, com termos próprios, etc).
3. Elaborar o Relatório que tenha sido pedido, de acordo com as regras e as instruções específicas.







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