Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

A publicidade

Com o desenvolvimento da imprensa escrita, as facilidades de edição tipográfica e, no século XX, o aparecimento da rádio, da televisão e, no final de século, da internet, a publicidade ganhou uma crescente importância.
 
Aqui podes ver algumas imagens de antigos anúncios.


1. Um anúncio publicitário deve obedecer aos seguintes aspectos:


ATENÇÃO INTERESSE DESEJO MEMORIZAÇÃO ACÇÃO
A Atenção - captar a atenção do público-alvo, normalmente pelo grafismo ou pela mensagem
O Interesse - despertar o interesse, a curiosidade em conhecer o produto ou campanha
O Desejo - criar o desejo de possuir o produto ou aderir a uma campanha
A Memorização - memorizar o produto, a marca, o slogan ou a mensagem publicitária
A Acção - levar o consumidor a um comportamento (compra, adesão a uma campanha…)

2. Deve ser constituído por:
Um SLOGAN – texto original, breve, com uma linguagem simples que facilite a sua retenção na memória
Uma IMAGEM- de preferência a cores, para despertar a atenção.
Um TEXTO DE ARGUMENTAÇÃO – complementar ao slogan, explicitando mais detalhadamente o produto a promover.
Um SÍMBOLO DA MARCA do produto

3. O texto publicitário tem como objectivo primordial persuadir e incentivar o consumo.
Para isso serve-se de vários recursos:
- Aliteração
- Onomatopeia
- Rima
- Repetição
- Abundância de ajectivos
- Função apelativa: uso do imperativo; do vocativo; do infinito e do conjuntivo com valor imperativo




In: Língua Portuguesahttp://linguaportuguesa9ano.wordpress.com/2010/01/21/676/consultado em 28 de setembro de 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário