Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

A poesia e a música

Como vimos em aula, a POESIA nasceu de mãos dadas com outra arte - a MÚSICA.
(Vaso grego da antiguidade)


Também na Península Ibérica (hoje, Portugal e Espanha), as Cantigas Medievais juntavam poemas e música e eram divulgadas tanto nos palácios como nas ruas das cidades, vilas e aldeias.

Ouve esta canção galego-portuguesa dessa época. O tema? O AMOR, claro!


Agora aqui fica a letra de uma das canções atuais escolhidas pelos alunos, neste caso pela dupla Laura e Stieve.

A Máquina (acordou) Amor Electro

Saber o que fazer,
Com isto a acontecer,
Num caso como o meu.
Ter o meu amor,
Para dar e pra vender,
Mas sei que vou ficar,
Por ter o que eu não tenho,
Eu sei que vou ficar.


É de pedir aos céus,
A mim, a ti e a Deus,
Que eu quero ser feliz,
É de pedir aos céus.
Porque este amor é meu,
E cedo, vou saber
Que triste é viver,
Que sina, ai, que amor,
Já nem vou mais chorar,
Gritar, ligar, voltar,
A máquina parou,
Deixou de tocar.
Sentir e não mentir,
Amar e querer ficar,
Que pena é ver-te assim,
Já sem saberes de ti.
Rasguei o teu perdão,
Quis ser o que já fui,
Eu não vou mais fugir,
A viagem começou,
Porque este amor é meu
E cedo vou saber,
Que triste é viver,
Que sina, ai, que amor.
Já nem vou mais chorar,
Gritar, ligar, voltar,
A máquina parou.
Deixou de tocar,


É de pedir aos céus,
A mim, a ti e a Deus,
Que eu quero é ser feliz,
É de pedir aos céus.
Porque este amor é teu,
E eu já só vou amar,
Que bom não acabou,
A máquina acordou.

 

Uma lira
 


quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Partilha dos nossos trabalhos


Laura e Daniela

Continuamos a mostrar a todos alguns dos trabalhos apresentados nas aulas de Português.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Apresentação de BIOGRAFIAS

Deixo algumas das imagens do trabalho de apresentação à turma dos textos criados sobre várias pessoas que os Incríveis acharam dignas de merecer uma Biografia.
Andreia apresenta o seu biografado: o Paulo
Ruben Silva
Bianca apresenta Vinicius


Aguardo versões eletrónicas, para facilitar a publicação!

Contrato de leitura (mod. I)

Conforme prometido, aqui ficam as fotografias das sessões de apresentação das leituras, no âmbito do Contrato de Leitura, neste caso subordinadas à temática:

Textos de carácter autobiográfico
Começamos com os leitores do Diário de Anne Frank.

 Anne Frank, a adolescente judaica que escreveu um diário sobre os dois anos em que esteve escondida com a sua família para fugir aos nazis alemães,  em Amesterdão, acabou por ser capturada e viria a morrer num campo de concentração em 1945.O seu diário “é um dos dez livros mais lidos do mundo”.

 O diário de Anne Frank integra a lista de 35 bens do património documental mundial “de interesse universal”.

Lembra-se que cada um leu passagens escolhidas do livro. Foi muito interessante comparar páginas do diário do início e do fim da obra , porque Anne começa uma menina, a falar de frivolidades próprias dos treze anos - arranjo, rapazes, etc., e acaba com uma madura autoreflexão.

O grupo de leitores do Diário de Anne Frank

 
 Ruben apresenta a sua leitura
Rui e Steve lêem excertos da obra

***


sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A vida de Catarina

Esta foi a pessoa que a Vânia escolheu retratar, no âmbito do trabalho sobre BIOGRAFIAS


Trabalho sobre as Janelas de Aldeia Gavinha, feito pelas crianças do Jardim de Infância

A vida de Catarina

 Catarina Isabel Francisco Lima é o seu nome, é uma jovem de 15 anos nascida a 31 de agosto de 1996 em Torres Vedras. Vive numa pequena aldeia que tem como nome Aldeia Gavinha pertencente ao conselho de Alenquer. É filha de Diogo Lima e Isabel Lima. Teve uma infância com muitas alegrias, amor e principalmente carinho. Sempre foi uma criança encantadora, amorosa, carinhosa e super engraçada.
A sua infância foi correndo sempre bem tendo tudo o que era preciso. Em 2000,  foi para o Jardim de Infância de Aldeia Gavinha, nessa altura já tinha 4 aninhos. Era uma rapariga até sossegadinha, portava-se bem e adorava brincar lá na escola. Brincava muito com os amigos no recreio e na sala, mas o que ela gostava mesmo de brincar era as cabeleireiras com uma amiga que ela tinha na escola a Vânia, para ela foram momentos que inesquecível ainda hoje se lembra dessas brincadeiras. Em 2001 em Torres Vedras nasceu a Rita Lima que é a sua irmã.
Em 2002 mudou-se para a escola primária de Aldeia Gavinha onde teve 4 anos. Nessa altura ela já era um pouco mais crescida tinha 6 anos. O que ela mais gostava era os intervalos, costumava brincar as lojas no recreio e nos dias de chuva como não dava para ir para a rua brincar ficava dentro da escola a cantar e a dançar com um grupo de amigos. Sempre foi boa aluna teve sempre boas notas é uma rapariga muito atenta nos seus deveres. Foram tempos muito engraçados para ela tanto a escola como os amigos que ela fez.
O tempo foi passando, em 2006 já tinha 10 anos passou para a escola básica 2,3 São Gonçalo em Torres Vedras. Ela gostou muito de mudar de escola é claro que ficou um pouco triste de ter que deixar alguns amigos que tinha na primária, mas principalmente a sua amiga Vânia pois eram muito ligadas uma a outra e ainda hoje o são. Teve 5 anos naquela escola, ao inicio era tudo novo para ela pois a escola já não tinha nada a ver com a escola primária era um pouco mais complicada mas sempre correu tudo bem e sem nunca ter de repetir o ano e cada vez mais empenhada nos seus deveres.
Agora já está muito mais crescida tem cabelo castanho e olhos castanhos. Neste momento tem 15 anos está a estudar na Escola Secundária Madeira Torres em Torres Vedras, está no curso técnico de apoio à infância. Ela é uma rapariga muito alegre, divertida, simpática, generosa, corajosa, honesta entre outras coisas. É uma rapariga super importante para os seus amigos e se há alguém em quem os amigos dela querem confiar pois ela é a rapariga certa, ela ajuda todos quando pode e como pode.


Trabalho elaborado por:
Vânia Lourenço nº18 10ºPTPCQA



 

Biografia

O André escolheu como biografado um músico a cujo concerto no Festival do Sudoeste ele assisiu.
Snoop Dogg é o seu nome artístico, e o seu nome verdadeiro Calvin Cordozar Broadus; nasceu a 20 de Outubro de 1970, é um rapper e ator americano.

Ganhou o apelido de "Snoop" da sua mãe e adotou o nome artístico de "Snoop Doggy Dogg" quando começou a gravar.

Nasceu em Long Beach, na Califórnia. Em 1992, quando ele surgiu, começou a carreira como membro do grupo 213, conhecidos mais pelas suas carreiras solo do que pelo grupo.

O Snoop Dogg era muito amigo de 2Pac, e chegou a compor músicas com ele quando ainda gravava pela Death Row Records, uma editora. É notória também a sua amizade com o grande rapper-produtor Dr. Dre,

O seu primeiro lançamento foi o álbum Doggystyle, (...) lançado em 1991 e foi o primeiro disco de estreia de um artista a chegar ao número 1.

O seu segundo álbum, e que já não contou com Dr. Dre na produção, saiu em 1993, Tha Doggfather, que também estreou na primeira posição na Billboard, a tabela de música mais conhecida dos EUA.

Em 2002 o rapper passou para a Priority/Capitol e lançou Paid tha Cost to Be da Bo$$, que teve como maior êxito o tema "Beautiful.

Snoop dog no ano de 2004 lançou o seu trabalho Rhythm & Gangsta o The Masterpiece, do qual já se extraíram os singles "Drop It Like It's Hot", "Let's Get Blown",ainda em 2006 lançou o novo álbum, Tha Blue Carpet Treatment

O músico actuou pela primeira vez em Portugal a 4 de Agosto de 2011, no Festival Sudoeste e eu estive lá a vê-lo!!


Bibliografia- http://pt.wikipedia.org/wiki/Snoop_Dogg, consultado em 7 de novembro de 2011.

André Sousa
10º P.T.C.Q.A

terça-feira, 8 de novembro de 2011

A terra onde vivo - Aldeia Gavinha

Este é um excerto do suporte de imagem da exposição oral apresentada em aula, no âmbito dos trabalho sobre as vivências pessoais - A TERRA ONDE VIVO - (módulo I)

O melhor da minha terra:
  • Jardim da igreja;
  • Igreja Matriz Santa Maria Madalena;
  • Capela do Espírito Santo;
  • Fonte Gótica;
  • Junta de Freguesia e Espaço Memória Palmira Bastos;
  • Fontenário Público;
  • Ruínas de São Sebastião;
  •  Associação Recreativa os reunidos de Aldeia Gavinha;
  • Associação de Caçadores;
  • Jardim de Infância de Aldeia Gavinha;
  • EB 1 Aldeia Gavinha;

O pior da minha terra:
  • Tanques de Lavar a Roupa
  • Casa do Povo
  • Centro de Saúde
Trabalho elaborado por:
Vânia Lourenço nº18 10ºPTCQA

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Férias

Prosseguimos a publicação de textos autobiográficos dos Incríveis, com um trabalho assinado pelo Tudor, chamado Férias, a lembrar viagem, amizade e, com certeza, muitas saudades.

Férias
Eu quero dizer como é que eu passei as férias no meu país. Como não fui muito tempo [...], em primeiro lugar telefonei aos meus amigos. À noite, como sempre ao sábado e domingo, combinámos e fomos a uma discoteca (Club) - eu, o meu primo e as três melhores amigas. Encontrei muitos colegas, amigos - uns que estão na Itália, outros em Portugal e, a maioria, os que ficaram no país.


Foi muito divertido: falámos quase toda a noite, e depois combinámos todos fazer um piquenique na floresta. Eu com o meu primo e amigas preparámos a carne, a salada, etc. E às sete da noite, como combinado, fomos juntar-nos à porta da escola. [...] Fizemos um churrasco, comemos e depois ficámos todos à volta do lago, a falar e a contar histórias. Isto continuou até às duas e meia da noite [...] quando comecámos a arrumar as coisas e a ir para casa.


Eu e um amigo fomos dormir na minha casa, mas não tinham passado dez minutos apareceram amigos. Eu queria dormir mas, afinal, fui convencido a ir à discoteca (já era domingo). Depois, na segunda, eu fiz as bagagens e viajei para Portugal.

Autor: Tudor
24/10/2011

Portugal

Inicamos hoje a publicação de textos autobiográficos escritos pelos Incríveis, com um testemunho muito bonito e sensível, de título Portugal, da autoria de Bianca Oliveira


PORTUGAL

No dia 25 de julho de 2010, vim para Portugal viver com a minha mãe; não sabia que iria ser tão difícil viver fora do meu país.

Nessa altura tinha 16 anos e foi difícil adaptar-me a essa nova vida, pois era como se tivesse nascido de novo, era totalmente diferente: as pessoas, o ritmo de vida, a cultura, até mesmo o tempo, principalmente nos dias de inverno. O pior era que eu não conhecia ninguém.

A saudade dos familiares já não cabia no peito, escorria pelos olhos, era difícil segurar as lágrimas de tanta saudade. O que eu só queria nesses momentos de tristeza era voltar para onde estaria toda a minha família à espera da minha volta, de braços abertos.

Conforme o tempo passava, as coisas melhoravam: devagar, comecei a conhecer pessoas novas, que com o tempo consegui transformar em novas amizades. A partir daí ficou tudo mais fácil, já não me sentia presa àquela saudade e àquela solidão pelo facto de não conhecer niguém.

Quando comecei a ir para a escola com as minhas novas amizades, tudo corria maravilhosamente bem - a minha maneira de pensar e ver as coisas tinha-se alterado sobre a mudança na minha vida.

Hoje posso dizer que essa foi uma experiência de vida, que me marcou e que nunca irei esquecer. Quanto à minha volta para o Brasil, logo veremos.

Bianca Oliveira
10/10/2011

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Correcção dos Testes Formativos





Para as dúvidas que tenham ficado e para quem se quer preparar devidamente, aqui ficam as correcções completas dos testes feitos em aula e dos de treino em TPC.

Se for necessário, carrega na imagem para ampliar.





Corrige ou completa os exercícios no caderno!

Não quero ninguém a falhar. Mas para realizar o teste com sucesso, têm de estar bem preparados.

Aqui vão as soluções dos restantes exercícios.



Atenção: não há milagres. Não ficam a saber mais só de olhar para cá.

Emendem, acrescentem, completem o que tinham feito.


Levem o livro, na 6ª: quero ver os exercícios feitos por cada um.




Atenção: é preciso folha de teste.










Trabalhem bem e não adormeçam!


domingo, 23 de outubro de 2011

Textos autobiográficos (revisões)

1) Faz a revisão da matéria; podes reforçar as informações do caderno e do livro com as disponíveis abaixo:

(na página, vai carregando em cima de cada imagem correspondente a cada um dos subgéneros: autorretrato, carta...)


2) Agora, vamos lá ver se já sabes identificar o que são e como se distinguem os textos autobiográficos. As duas últimas questões terão de contar com a ajuda dos colegas que estão a ler o Diário de Anne Frank.

E agora aqui tens outro exercício.

Bom trabalho!

Autobiografias

Deixo-vos alguns exemplos de vídeos com entrevistas a escritores de língua portuguesa. Para ver com atenção. Tomar notas com as informações e pensamentos principais.

António Lobo Antunes


Mia Couto

Os incríveis10pqa

Bem vindos ao vosso espaço ; agora já dispõem de uma casa neste universo internaútico para:


- lerem os vossos jornais favoritos
- publicarem os textos
- exporem ideias e defenderem opiniões
- ler o que outros escreveram
- estudar e rever matérias
- ver vídeos e exceros de filmes
- comentar artigos, vídeos, filmes e artigos
- dar uma espreitadela aos blogues dos colegas e dar opiniões e sugestões

Tal como os outros incríveis - os do filme - também vocês vão fazer coisas inimagináveis e vencer obstáculos nunca vistos!
No final, depois de muito esforço e força de vontade, o triunfo vai pertencer-vos!